A fim de atender às necessidades das empresas coreanas, o Ministério da Educação da Coreia do Sul tem incentivado as universidades a fortalecer os laços com a indústria, também como forma de ajudar os alunos a encontrar emprego após a formatura. Recentemente, foi anunciado um plano de cinco anos para impulsionar a cooperação acadêmico-industrial em que as universidades vão criar cursos mais personalizados de acordo com as demandas corporativas.

O plano foi concebido após a taxa de desemprego entre os jovens subir para 12,5% em fevereiro. O governo estabeleceu uma meta para aumentar o número de alunos em cursos personalizados de 4.927 em 2015 para 25.000 em 2020.

Atualmente, cada universidade explora oportunidades para criar parcerias com empresas por conta própria. “Vamos tentar aproximar as universidades das organizações que estão dispostas a cooperar no desenvolvimento de cursos e ajudar a contratar os estudantes após o término dos cursos”, disse Seong-Geun Bae, diretor do ministério da divisão indústria-universidade, em entrevista ao The Korea Times.

Ele reconheceu que é difícil para as universidades encontrar empresas que trabalhem em conjunto para oferecer melhores oportunidades de emprego aos alunos. “Nós estamos trabalhando com incentivos para que as organizações participem do nosso projeto” disse Lee Sang-Beom, vice-diretor do ministério de política e cooperação indústria-universidade.

Além de criar novos cursos, o governo vai fornecer apoio financeiro para os cursos personalizados já existentes nas universidades.

A Universidade de Sungkyunkwan, uma das instituições visitadas durante a Missão Técnica Semesp,lançou em 2006 o Departamento de Engenharia de Sistemas Semiconductor, em cooperação com a Samsung Eletronics. “Cerca de 84% dos estudantes conseguiram um emprego na empresa, entre 2006 e 2015”, disse um porta-voz da universidade. “Os outros optaram voluntariamente outras carreiras”.

Saiba mais sobre a Missão Técnica Internacional Semesp neste link.