Fonte: Unisuam News

Gustavo Andrade, aluno do 5º período do curso de Engenharia Mecânica UNISUAM, há 2 anos perdeu seu emprego. No entanto, ele não se abateu e, motivado a achar uma solução para a situação em que se encontrava, acabou se aventurando por um caminho até então desconhecido para ele, o empreendedorismo.

Gustavo, que tem formação técnica em Mecânica e atuou por 2 anos na área como Desenhista Projetista, chegou à UNISUAM por indicação de sua esposa, que integrava o quadro de colaboradores da Instituição. Segundo ele, na UNISUAM conheceu muitos professores competentes e com vasto conhecimento em suas áreas de atuação, o que tem colaborado bastante para a sua formação.

Sempre atento aos eventos institucionais, ele decidiu se inscrever na edição 2015 do Meeting Empreendedor UNISUAM, evento que tem a proposta de criar um ambiente propício para o desenvolvimento de empreendimentos, a partir de ideias inovadoras. Sua participação no evento despertou não só seu interesse pelo mundo do empreendedorismo como também rendeu a ele um convite do Pólen, polo de inovação da UNISUAM, para participar do processo seletivo para a mentoria.

Gustavo foi aprovado e, em fevereiro de 2016, depois de convencer a namorada e um amigo a embarcarem em seu projeto, eis que nasce, em um pequeno espaço na casa de sua mãe, a Burgueria Andrade, que atende a região de Marechal Hermes e Guadalupe, via delivery, com o objetivo de oferecer um hambúrguer artesanal saboroso e de qualidade a preço acessível.

“Como empreendedor de primeira viagem, o Polén foi e está sendo fundamental na minha formação como líder e empreendedor. Por meio da mentoria, cursos e workshops realizados lá, apliquei todos os conhecimentos adquiridos na empresa, tais como Finanças Básica, Organização, Gestão Estratégica, Marketing, entre outros, o contribuiu para que o primeiro ano de empresa fosse muito produtivo”, ressalta Gustavo.

Em meio à crise econômica mundial, a mesma que acabou por deixá-lo desempregado, a Burgueria Andrade, que, hoje, conta com 4 funcionários, teve um aumento de aproximadamente 12% neste primeiro ano de operação. Para Gustavo, as soluções aprendidas no Pólen são determinantes para o processo de profissionalização de uma empresa.

O Polén é um incentivador do processo de inovação e empreendedorismo com a ideia de gerar um ciclo virtuoso de transformação social por meio do empreendedorismo que se une à estrutura acadêmica da UNISUAM.