O Consórcio Cultural de Bibliotecas (CCB), uma parceria da UNIFATEA, UNISAL, USP e Secretaria de Cultura e Turismo de Lorena, promoveu a 3ª edição da “Praça Literária: Florescer da Leitura”. A atividade visa aproximar o público do hábito da leitura e foi realizada no dia 27 de outubro de 2017, na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, no Centro de Lorena.

São necessárias ações como essa para reverter dados que colocam o Brasil num ranking preocupante de literatura. Cerca de 40% da população brasileira não tem o hábito da leitura. Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em 2016, pelo Instituto Pró-Livro revela ainda que 56% dos habitantes leram ao menos um livro nos últimos três meses. A barreira que impede a cultura do livro só será vencida aos poucos com a união das IES em todo o Brasil. Uma iniciativa no interior de São Paulo que se torna exemplo a ser seguido, com o sucesso do trabalho em rede. Somente com incentivo, essa estatística pode continuar numa crescente, como os próprios dados revelam. Em relação a 2011, houve aumento de 6% no número de leitores assíduos.

O Consórcio é formado pelas três maiores instituições de Ensino Superior da cidade: Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL/USP), Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)  e  Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA) que se uniram para fomentar a leitura entre a população, e o resultado foi o projeto “Praça Literária:  o florescer da leitura”.

Os idealizadores são os bibliotecários: Esp. Cristina Lino Paiva e Esp. João Bosco Rodrigues Oliveira (UNIFATEA), Esp. Roselayne Laura dos Santos (EEL/USP-UNIFATEA) e Esp. Ana Lúcia Côrrea Pinto do Centro Universitário Salesiano São Paulo (UNISAL).

O CCB visa extrapolar o espaço físico das universidades e ir de encontro à população nas ruas da cidade com a oferta de livros gratuitos e experiências incríveis por meio da literatura.

Para que os livros estejam garantidos no evento, ao longo do ano, os exemplares são arrecadados em campanhas realizadas pelos membros do Consórcio. Cada pessoa pode levar até três livros, em seguida, devolvê-los, ou não, em qualquer uma das Instituições envolvidas. Para isso, o leitor precisa realizar um cadastro. Sendo solicitados alguns dados como: nome, bairro, idade, livro, contato e gosto literário, para assim, ser possível realizar o controle de saída das obras e também ser um meio de comunicação e divulgação de outras edições do evento.

A ação “Praça Literária” aconteceu nos meses de abril e outubro de 2017 e outubro de 2016, e teve a participação de centenas de pessoas de todas as faixas etárias e níveis sociais.  Há publicações para todos os gêneros e para todos os públicos, até gibis.

Na última edição, a atividade atraiu dona Marlene da Costa Lourenço, de 83 anos. A aposentada cultiva o hábito da leitura desde a infância. “Acho essa ação maravilhosa! Infelizmente hoje o povo não lê muito como antigamente. Minha mãe foi exemplo pra gente. Ela lia muito. Nós éramos seis irmãs todas tínhamos o costume de ler livros. Uma emprestava e passava para outra antes de devolver. Eu amo ler! Vou levar um livro sim!” 

Rafaela Moura e o marido escolheram três livros. “Tenho dois filhos, um de cinco anos e outro de oito 8 meses. Se eu pudesse levava todos os livros! Acho muito importante ensinar às crianças a magia dos livros!” 

O retorno do público garante ao Consórcio, não somente a satisfação do trabalho em rede como também a certeza de que, como dizia o escritor Monteiro Lobato: Um país se faz com homens e livros. “Por meio do acesso à informação e à leitura é visível a transformação da sociedade, pois gera seres pensantes, críticos e capazes de criar oportunidades para um mundo melhor “ salienta a Bibliotecária Cristina Lino.

Opinião compartilhada com as demais integrantes do Consórcio.

“Pensar a literatura para além do espaço físico das instituições de ensino é o que nos move”, afirma  a bibliotecária Ana Corrêa.

“A população não precisa ir às Universidades para ter acesso aos livros, nós levamos o livro até eles” explica a Bibliotecária Roselayne Laura dos Santos.

Outras ações do Consórcio

Juntas, as bibliotecárias das Instituições do Consórcio já realizavam atividades como exposições, palestras, cineclube, oficinas, debates e outras ações culturais nas respectivas bibliotecas universitárias com o objetivo de dinamizar o espaço e criar um espaço cultural, além do empréstimo de livros e outros serviços relevantes que a biblioteca presta.

O grupo destaca que hoje a Biblioteca não é apenas um espaço para retirar e devolver livros, mas um âmbito de fomento à cultura.

Fonte: Assessoria UNIFATEA, USP E UNISAL