Segundo um levantamento feito pelo portal Escrevendo o Futuro, para 72,7% dos professores de Língua Portuguesa o objetivo fundamental em aulas de literatura é incentivar a leitura autônoma de diferentes gêneros, autores, temas e épocas.

A pesquisa Literatura em Movimento, realizada em junho deste ano e respondida por 670 professores da rede pública de todo o País, mostrou que valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais é essencial para 46,61% desses profissionais; apreciar os textos literários para 45,4% e diversificar as estratégias de leitura para 41,03%.

“A percepção dos docentes é de que a abrangência dos diversos gêneros literários aumenta o repertório dos alunos e dá a eles condições de aprimorar o ensino da escrita”, afirmou a gestora do Programa Escrevendo o Futuro da Fundação Itaú Social, Dianne Melo.

O “Conto” foi apontado como o gênero literário predominante na sala de aula por 40,12% dos entrevistados. Em seguida estão crônica (21,42%), poema (19,76%) e romance (18,7%).

De acordo com a lei 10.639, de 2003, atualizada pela lei 11.645, de 2008, as escolas públicas e particulares têm a obrigatoriedade de incluir temáticas afro-brasileiras nos currículos de ensino fundamental e médio. Mas, 11,61% dos professores afirmam “nunca” proporem aos alunos a leitura de escritores africanos e/ou afro-brasileiros. 19,31% dizem “sempre” indicar tais leituras e 69,08% as propõem “às vezes”.

Confira o levantamento completo.