O Semesp realizou nessa segunda-feira (28), em sua sede em São Paulo, Assembleia Geral Extraordinária com a finalidade de convocar todos os seus associados a participarem do andamento das negociações das Tratativas Salariais 2018, que trata cláusula referente aos planos de saúde de docentes e auxiliares e reajuste salarial.

Em discussão desde o ano passado, a cláusula relacionada à assistência médica foi um dos temas em destaque na Assembleia em razão dos altos índices de reajustes aplicados pelas operadoras, o que dificulta a possibilidade de negociação. De acordo com o Departamento Jurídico do Semesp, a proposta atual em relação à assistência médica, já aceita pelas federações, consiste na inclusão de coparticipação e contribuição no vencimento do plano, desde que exista a concessão de aumento real de 0,86% para a categoria.

Em relação aos auxiliares a coparticipação e contribuição seriam proporcionais ao piso salarial, por exemplo: quem ganha um piso teria desconto de apenas 1%. “A reivindicação de manutenção da cláusula de contribuição assistencial pode ser mantida nas condições atuais, desde que respeitados os requisitos previstos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e que devem compor a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”, explica o Dr. José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp.

As Tratativas Salariais 2018 continuam em discussão semanalmente por meio de reuniões da Comissão de Tratativas Salariais, constituída por representantes do Semesp e das Federações que representam os trabalhadores, Fepesp, Fepaae e Fetee.