Esqueça a caneta, os cadernos e livros. Didática, a nova ferramenta da Estácio para adequar o uso dos tablets ao novo modelo de ensino digital, estabelece uma nova relação de alunos e professores com o conteúdo pedagógico. O aplicativo, lançado no dia 4 de outubro, no Rio de Janeiro, dá um novo sentido à forma de organização do material didático, permitindo a integração de alunos e professores de toda a rede Estácio na produção e acompanhamento do estudo. O projeto Didática foi desenvolvido em parceria com o Instituto Eldorado, de Campinas, com um investimento que chegou a R$ 1 milhão.

A criação da rede de compartilhamento de conteúdo on-line é o segundo passo de um plano iniciado há cerca de um ano, quando a Estácio resolveu adotar o uso de tablets como forma de substituir o volume físico do material pedagógico impresso e disponibilizado para os alunos pertencentes à rede em todo o Brasil. A distribuição do equipamento ocorre de forma gradual. Atualmente 20 mil tablets já foram entregues aos alunos. “A gente sabe que a evolução das tecnologias passa pelo compartilhamento, passa pelo envolvimento de todos, então esse é o início de uma segunda fase que vai trazer muitas outras oportunidades”, disse o diretor de marketing da Estácio, Pedro Graça, durante o lançamento da plataforma.

De acordo com o presidente da Estácio de Sá, Rogério Melzi, a criação da plataforma digital vem ao encontro da missão do grupo de oferecer ensino superior de qualidade e acessível a um maior número de estudantes. Com diversos recursos disponíveis para anotação, marcação e compartilhamento do conteúdo, o Didática vem tornar o uso da tablet mais interessante do que lidar com textos em papel. “É uma nova forma de ver e usar o conteúdo didático. Estamos trazendo a inovação para dentro da sala de aula”, comenta Melzi.

Uma vez compartilhado na rede, o material poderá ser complementado e enriquecido por todos os outros estudantes do fórum, com inserção de notas multicoloridas, links, vídeos, marcação de página e de texto, entre outras funcionalidades. Para os alunos que quiserem disponibilizar o material apenas para um grupo, haverá o ícone “cola”, que restringirá o acesso ao conteúdo. “O objetivo é que o aluno possa consumir todo o conteúdo que está em forma digital de forma mais eficiente do que ele faz hoje no papel. Então o primeiro desafio foi fazer com que ele pudesse marcar, anotar comentários, inserir imagens, links e interagir de forma a criar conteúdo sobre o próprio conteúdo disponível no material didático”, comentou a gerente de Inovação da Estácio, Érika Justo, durante o evento de lançamento do Didática.

Presente no evento, o economista e professor Eduardo Giannetti, falou sobre os desafios da educação no século 21 e a importância da capacidade de inovação das instituições de ensino nesta realidade. “Vivemos um momento muito especial da economia brasileira, quando a sociedade se propõe a investir mais em educação. A Didática é uma mudança na postura passiva da educação, ao estimular o aluno a pensar por conta própria e em rede. Esse é um passo que será fundamental na construção de uma sociedade próspera”, destacou o economista.