9ª Missão Técnica Internacional

Em abril, o Semesp levará 46 gestores de instituições de ensino superior para dez dias de viagem na Finlândia e na Dinamarca em mais uma edição na Missão Técnica Internacional, uma iniciativa que visa proporcionar conhecimento, formação e troca de experiências, além de permitir a renovação da administração e do sistema de ensino-aprendizagem das IES brasileiras.

Os destinos escolhidos para essa edição são referências em educação de qualidade, ocupando as primeiras posições do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa). Tanto a Finlândia, quanto a Dinamarca possuem políticas públicas que são um exemplo a ser seguido.

Finlândia

De acordo com uma reportagem da BBC, desde o ano passado o país tem substituído as aulas tradicionais por projetos temáticos denominados “phenemenon learning” ou “aprendizado experimental”.

“Na educação tradicional os alunos vão à sala de aula e têm aulas de matemática, depois de literatura e depois de ciências. Agora, em vez de adquirir conhecimentos isolados sobre matérias diferentes, o papel do estudante é ativo. Eles participam do planejamento, são pesquisadores e também avaliam esse processo”, disse à BBC Marjo Kyllonen, gerente de educação de Helsinque.

Leia aqui reportagem da BBC na íntegra.

Além do Ministério da Educação Finlandês, os participantes da Missão Técnica visitarão a Universidade Viikki Normaalikoulu; a Tampere University of Applied Sciences (TAMK); a Saunalahti School (High School); a Aalto University; a Finpro; e a Metropolia.

Dinamarca

Uma reportagem do Porvir listou 10 passos para inovar no ensino e na aprendizagem de acordo com as ideias do educador e empreendedor dinamarquês Nikolai Seest que, por conta de toda sua experiência com inovação, foi convidado pelo Ministério da Educação da Dinamarca a criar uma iniciativa que auxiliasse professores que também desejassem inovar em sala de aula.

Confira no Porvir quais são as inovações que os professores dinamarqueses estão usando em sala de aula.

Os participantes da Missão Técnica serão apresentados ao sistema de políticas públicas do país no Ministério da Educação Superior e da Ciência Dinamarquesa e visitarão o campus de Conpenhngue da Aalborg University; e também a University College Capital; a Conpenhaguen Business Scholl; e a Copenhaguen School of Design and Technology.