Copenhagen Business School

No segundo e último dia de atividades na Dinamarca, os participantes da 9ª Missão Técnica foram até a Copenhagen Business School, uma Instituição fundada em 1917 voltada para negócios com cerca de 20 mil alunos.

Focada em empreendedorismo, inovação, ensino, engajamento dos estudantes e cooperação com o setor produtivo, atualmente oferece cursos relacionados a finanças, contabilidade, auditoria, marketing, gestão de negócios, línguas, e mais. O objetivo é fazer com que o estudante pense de forma empreendedora e leve isso para o trabalho, independente ser for em uma startup ou setor público.

Entre as principais atividades estão as “incubadoras”, no qual os alunos empreendedores apresentam seus projetos e, se cumprirem os requisitos, são aceitos no programa e passam até 15 meses sob orientação de professores da instituição, ex-alunos podem atuar como mentores juniors.

Copenhagen School of Design and Technology

Na Copenhagen School of Design and Technology (KEA), com cerca de 1.300 alunos, os cursos de bacharelado e educação continuada tem duração de 2 a 3 anos e envolvem tecnologia nas área de design de multimídia, ciências da computação, desenvolvimento de web e de softwares, entre outros. “Os alunos focam mais seu aprendizado na prática e não tanto no aprendizado acadêmico. A principal atividade que desenvolvem é a criação de materiais digitais que combinam design, marketing e comércio eletrônico e eles precisam ter agilidade e pró-atividade como se já estivessem contratados e trabalhando em agências”, comenta Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp.

Há um trabalho para que os alunos identifiquem o problema e resolvam, simulando o mundo real com clientes reais, sempre em grupo, com feedbacks e avaliações constantes dos professores. Os alunos também passam pela parte teórica, análise de mercado, macroambiente, além de receber muitos palestrantes de fora ou de empresas locais.

Como eles trabalham com a indústria?

A solução para as empresas é oferecida gratuitamente, as interessadas apresentam um briefing aos alunos em sala de aula, onde é apresentado o problema e a solução para resolvê-lo. Os alunos começam a trabalhar com outras possibilidades para resolver essa questão e, no final, escrevem um relatório escrito e oral avaliado pelos professores e empresários.

Os gestores finalizaram a etapa de seminários e visitas colocando suas impressões sobre a experiências proporcionadas pela 9ª Missão Técnica Internacional no Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca.