Em meados de agosto de 2017, o Semesp publicou um documento intitulado “Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro”, realizado em parceria com diversos especialistas do setor que colaboraram com a análise, discussão e desenvolvimento de um diagnóstico e referenciais sobre os temas: Governança, Regulação e Supervisão, Avaliação e Qualidade, Financiamento, Pós-Graduação e Pesquisa, Inovação Acadêmica, Tecnologia e Educação Digital (EAD), Formação de Professores, Relação com outros setores, Internacionalização e Formação de Redes de Cooperação.

O documento, que foi apresentado para as IES brasileiras e no Congresso Nacional, tornou-se referência para a colaboração de construção de políticas públicas eficazes e de qualidade no país.

Com base nos referenciais acima publicados combinado com o cenário eleitoral no país, importantes Associações Representativas Nacionais e Regionais se uniram para (re)visitar o ambiente educacional superior, dialogar e propor um aprofundamento do documento de “Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro”, que sirva de subsídio democrático para diálogo com o governo e a sociedade, no que diz respeito às expectativas e avaliações dos segmentos representativos na educação superior brasileira.

Associações participantes deste importante projeto: ABIEE, ABRUC, ACAFE, ANEC, ANUP, COMUNG, CRUB e  SEMESP.

07 de Março de 2018

9h às 17h

Auditório Miguel Calmon Sobrinho
Prédio Via Universitas – sede do CRUB | Brasília – DF
SEPN Comércio Residencial Norte 516 – Asa Norte, Brasília – DF, 70297-400

Credenciamento e Welcome Coffee

Abertura

Conferências:

1. Panorama geral, políticas para internacionalização e acreditação | Margarida Mano – Deputada Federal de Portugal, autora de livro sobre o tema e ex-vice-reitora da Universidade de Coimbra

2. Avaliação, regulação e qualidade | Sérgio Fiuza – Vice-reitor do Centro Universitário do Pará (CESUPA) e Membro do GT de Política Pública do SEMESP

3. Educação 4.0, inovação, pós, ead | Vidal Martins – a confirmar

4. Financiamento e formação de professores | Cândido Alberto – Consultor sênior de política educacional

Debate

Orientações para o almoço e o período vespertino

Grupos Temáticos:

1. Internacionalização, avaliação e acreditação

2. Educação 4.0

3. Financiamento e formação de professores

Apresentação dos Grupos Temáticos

Palavra dos Presidentes das Associações

Encerramento

GRATUITO

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER