O 20º Fórum Nacional do Ensino Superior, maior evento de educação superior da América Latina, será realizado pelo Semesp nos dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo, e reunirá especialistas que atuam no Brasil, EUA, Reino Unido e Suíça para abordar os desafios da 4ª Revolução Industrial e apontar caminhos que permitam a sintonia das IES brasileiras com os avanços tecnológicos.

“A 4ª Revolução Industrial tem provocado avanços tecnológicos e mudanças sistemáticas em vários setores”, afirma o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. “Neste 20º FNESP, vamos abordar os impactos desses avanços para o ensino superior e provocar a reflexão das Instituições sobre questões como a relevância do diploma, as novas profissões, a tecnologia digital nessa nova era, e as possibilidades de projetos que insiram as IES no século 21”, explica Capelato.

A grande inovação na 20ª edição do FNESP é que, pela primeira vez, os estudantes universitários também terão espaço para apresentar para mais de 700 mantenedores e gestores educacionais suas sugestões de como tornar o ensino superior mais atrativo e mais proveitoso.

Por meio do Hacklab FNESP, um laboratório equipado com ferramentas para criação e prototipação, 32 universitários vão se reunir no dia 26 de setembro, às 18h, na sede da entidade, para desenvolver ideias e soluções para as Instituições de Ensino Superior. A equipe do projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 8 mil. Confira os classificados.

Confira a programação completa do Hacklab

Outro destaque desta edição do evento é o lançamento do Mapa do Ensino Superior 2018, desenvolvido pela Assessoria Econômica do Semesp, que oferece um panorama completo da educação superior brasileira. O Mapa do Semesp apresenta nessa 8ª edição um capítulo especial sobre as profissões do futuro, elaborado com base em relatórios e estudos publicados e em uma ampla pesquisa do mercado de trabalho no Brasil e no mundo, com uso da metodologia Big Data Analytics.

O estudo foi dividido em oito áreas (Educação; Humanidades e Artes; Ciências Sociais, Negócios e Direito; Ciências, Matemática e Computação; Engenharia, Produção e Construção; Agricultura e Veterinária; Saúde e Bem-Estar Social; e Serviços) e, com base em uma análise de probabilidade, apresenta três a quatro profissões do futuro para cada área, além da definição de habilidades e competências que serão comuns a todos os profissionais.

FNESP, dia 27

 No primeiro dia do evento, às 09h30, a conferência de abertura “Como será o trabalho do futuro?” será apresentada por José Pastore, pesquisador, sociólogo e professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) e da Fundação Instituto de Administração (FIA), que abordará as novas profissões em um mundo conectado, compartilhado e interativo.

No segundo painel, às 11h, Thomas Philbeck, diretor de Estudos de Ciência e Tecnologia do Fórum Econômico Mundial, apresentará “A educação em uma nova era – esqueça tudo o que você já viu, a 4ª Revolução Industrial veio para romper barreiras e recriar conceitos”. Ao final de sua apresentação, Thomas Plhilbeck participará de um debate com Joaquim Soares Neto, conselheiro da Câmara de Educação Superior, e Carolina Marra Simões Coelho, vice-presidente Acadêmica da Anima Educacional.

Às 14h, o painel “O desenho da nova IES – Os modelos das Instituições sustentáveis que vão agregar valor às novas gerações” será apresentado por Rodolfo Bertolini, CEO do Centro Universitário Celso Lisboa, e Stefanie Lindquist, vice-reitora da Arizona State University. Após a apresentação, haverá debate com a presença do diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, Fábio Reis.

Às 16h40, será o lançamento do Mapa do Ensino Superior 2018.

Na sequência ao lançamento do Mapa, no painel “A crise do diploma e as profissões do futuro”, Liz Macmillen, editora do The Chonicle of Higher Education, e Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, vão falar sobre como lidar com os novos paradigmas, manter a competitividade e garantir a sustentabilidade das IES. A sessão também terá debate com a presença de Fábio Romeu, vice-reitor de Planejamento, Administração e Finanças da Unip.

Às 18h30, ocorrerá o lançamento do livro “Inovar para transformar”, organizado pelo prof. Fábio Reis e editado pela Editora de Cultura, com a participação de especialistas nacionais e internacionais que aceitaram o convite do Semesp para compartilhar informações e experiências capazes de transformar sistemas educacionais com grande sucesso.

FNESP, dia 28

 No segundo dia do evento, às 9h, o painel “A inteligência artificial aliada à inovação do ensino superior” terá as participações de Guilherme Pereira, diretor de Inovação Corporativa da Fiap, Joanna Bryson, pesquisadora Transdiciplinar da Bath University, e Maurício Garcia, vice-presidente de Inovação e Ensino da Adtalem Brasil, que vão abordar as ferramentas capazes de potencializar e transformar a educação superior. Wagner Sanchez, diretor Acadêmico da Fiap, debaterá com os palestrantes ao final da sessão.

Às 11h25, com o tema “Comunicação digital e a geração Millennials”, Pedro Dória, jornalista e escritor, colunista da CBN, de O Globo e do Estadão, e Sidnei Oliveira, escritor e expert em Conflitos de Gerações, vão palestrar sobre a eficácia da comunicação digital para a nova geração. O debate será com Mario Sérgio Swerts, pró-reitor Acadêmico da Unifenas.

O último painel do dia, às 14h30, “Ousadia para inovar – a força da inquietude para quebrar barreiras e fazer a diferença”, contará com as presenças de Tábata Amaral, cientista política, e Mônica Iozzi, atriz e apresentadora. A pró-reitora Acadêmica da PUC-Paraná, Maria Beatriz Balena Duarte, integrará o debate.

Às 15h30, haverá o Concurso do Hacklab FNESP, com pitch dos grupos participantes com as soluções criativas para o ensino superior. Os projetos apresentados serão avaliados pelos mantenedores e gestores educacionais. A equipe do projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 8 mil.

Confira a programação completa do evento