A comitiva da 10ª Missão Técnica Internacional, formada por 40 participantes, entre gestores de IES brasileiras, representantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres/MEC e a equipe do Semesp, participou nesta sexta-feira 27/04, em Melbourne, na Austrália, do Programa para Capacitação de Líderes promovido pelo L. H. Martin Institute, instituto australiano que oferece um conjunto de programas e atividades focados na gestão e liderança institucional do setor de ensino superior.

A programação teve início com uma sessão plenária que discutiu em grupo sobre temas comuns, como planejamento estratégico, desempenho do pessoal acadêmico e modelos de liderança. Na ocasião, também foi apresentado aos participantes um estudo de caso sobre a Universidade de Adelaide e seu Plano Estratégico Beacon of Enlightenment, projeto desenvolvido para criar novas propostas de melhoria que definirá como a universidade deseja ser vista em 2024, ano em que completará seu 150º aniversário.

No período da tarde, o grupo de brasileiros pode aprender mais sobre as tendências globais para educação terciária, com foco em garantir a flexibilidade no gerenciamento do ensino superior. Outra atividade desenvolvida em grupo abordou a tecnologia como agente transformador da educação.

A 10ª Missão Técnica Internacional do Semesp acontece até o próximo dia 30 de abril, e, além de Melbourne, já passou pelas cidades de Sydney e Brisbane.