A 10ª Missão Técnica Internacional do Semesp, que neste ano tem a Austrália como modelo de ensino, encerrou sua primeira semana de atividades realizando um panorama geral do Sistema Educacional Australiano, colocando em pauta as principais informações e estratégias que foram apresentadas ao grupo de brasileiros, formado por 40 participantes, entre gestores de Instituições de Ensino Superior – IES, representantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres/MEC e a equipe do Semesp.

De acordo com os dados apresentados pelo diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, a educação australiana gerou aproximadamente 20 bilhões de dólares para o país, em 2017. Na atualidade, a Austrália é o terceiro país mais procurado do mundo pelos estudantes estrangeiros (7% do total – Estados Unidos e Inglaterra dominam o ranking), reunindo 1,4 milhões de alunos, divididos em 43 universidades e 125 faculdades por todo o país.

Ao longo da última semana, a comitiva do Semesp passou pela cidade de Sydney e realizou seminários e visitas técnicas em instituições que são referência para o ensino superior, como Macquarie University, Australian Technology Network (ATN) e University of Technology Sydney (UTS).

Nesta segunda-feira 23/04 o grupo iniciou a agenda oficial em Brisbane, cidade que oferta uma gama completa de opções de cursos para educação superior, proficiência em inglês e especialização profissional, com uma visita técnica na Bond University, instituição privada que se posicionou em um mercado liderado por universidades públicas. Na oportunidade, os participantes puderam abordar questões sobre a disputa pelo mercado, inovação curricular e caminhos para o desenvolvimento de habilidades.

Ainda nesta segunda-feira, os participantes conheceram a Browns English Language School, onde puderam participar de um seminário para networking que abordou a trajetória dos estudantes australianos desde o Certificate (ensino técnico) até o Diploma (ensino técnico mais aprofundado) e o Degree (graduação acadêmica completa), modalidades oferecidas para formação na Austrália.

A 10ª Missão Técnica Internacional do Semesp acontece até o dia 30 de abril, e, além de Sydney e Brisbane, passará também por Melbourne com objetivo de conhecer as instituições de ensino superior mais qualificadas da Austrália.