Informamos que o Ministério da Educação – MEC publicou Portaria Nº 475, de 21 de maio de 2018, que dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, referente ao primeiro semestre de 2018.

Das disposições gerais, as vagas remanescentes, compreendidas como aquelas eventualmente não ocupadas no decorrer do processo seletivo regular do Fies, referente ao primeiro semestre de 2018, serão ofertadas para inscrição de candidatos em observância à quantidade de vagas remanescentes do processo seletivo regular, bem como ao limite do número de vagas por curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior – IES.

As mantenedoras de IES participantes do processo seletivo regular do Fies, referente ao primeiro semestre de 2018, deverão acessar o Módulo Oferta de Vagas – FiesOferta, no âmbito do Sistema Informatizado do Fies – Sisfies, devendo obrigatoriamente informar, entre 22 e 24 de maio de 2018, os cursos nos quais não houve formação de turma no período inicial, inclusive aqueles para os quais não houve seleção de vagas nos termos do art. 14 da Portaria Normativa MEC nº 25, de 2017.

Ressaltamos que as vagas que não forem ocupadas até o dia 10 de junho de 2018 serão redistribuídas entre todos os cursos de todas as IES participantes, observada a proposta de oferta de vagas das respectivas mantenedoras no Termo de Participação do processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2018.

A inscrição de candidatos às vagas será realizada por meio do Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC.

Salientamos que poderá se inscrever às vagas remanescentes o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

I – tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero; e

II – possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Para se candidatar às vagas remanescentes o candidato deverá realizar sua inscrição exclusivamente por meio eletrônico, na página do FiesSeleção na internet, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br.