O Semesp informa às Entidades Mantenedoras de Instituição de Ensino Superior que o Ministério da Educação – MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE publicaram Circular Eletrônica Nº 15/2018 para comunicar que, por questão de segurança, o SisFIES eventualmente solicita que os dados cadastrais da entidade mantenedora sejam atualizados por ocasião da validação do usuário e senha no Sistema de Segurança Digital – SSD.

Quando dessa ocorrência, o representante legal da entidade mantenedora, por meio do endereço http://sisfies.mec.gov.br, deverá selecionar Acesso Mantenedora, escolher a opção “Alterar meu cadastro” no menu “Outras Opções” e, na tela seguinte, selecionar “Alterar dados do usuário”. Após informar o CNPJ da mantenedora e a senha de cadastramento, serão apresentados os dados cadastrais para confirmação ou alteração. Concluído esse procedimento, basta clicar em “Salvar”.

Ressaltamos que, caso o representante não tenha mais a senha de cadastramento, deverá retornar ao menu “Gerenciar usuário” e selecionar a opção “Recuperar e desbloquear senha”. O sistema irá enviar para o e-mail cadastrado no SSD uma mensagem com o código de recuperação, devendo o representante seguir as orientações contidas no item 2.

Para os casos em que o endereço de e-mail cadastrado no SSD estiver desativado ou não for de conhecimento do usuário, o representante deverá encaminhar mensagem eletrônica para o endereço fies@fnde.gov.br informando o novo e-mail a ser cadastrado e aguardar a resposta confirmando a alteração do e-mail para fins dos procedimentos contidos no item 4.

Mais informações sobre o FIES poderão ser obtidas por meio da Central de Atendimento 0800 616161 ou mediante abertura de demanda.