O diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, Fábio Reis, participou do III Congresso Internacional Salesiano de Educação, em Lorena. Em sua palestra, Fábio falou Inovação Acadêmica e participou de um debate sobre inovação e direitos humanos que contou com a presença de Elvira Palma (Universidade Católica Silvia Henriquez – UCSH- Chile) falando sobre formação por competências, direitos humanos e cidadania como temas transversais e o foco da universidade na inserção das pessoas.

Tamara Cortes, também da UCSH, tratou dos efeitos do serviço de aprendizagem metodológica em Inglês. Tamara apresentou como trabalhar os direitos humanos através do ensino de inglês.

Já em sua apresentação, o diretor de inovação falou como acontece a mudança. “A inovação acontece quando os líderes estão compromissados e quando há um plano (onde vamos chegar). O Semesp quer instigar as IES a elaborarem projetos sistêmicos de inovação para que tenham impacto na sociedade. Precisamos responder aos desafios da sociedade, ou pelo menos ajudar a encontrar caminhos para resolver.

A participação de Renata Perrenoud , do UNISAL, focou a inovação como mudança de paradigmas.

Foi muito legal para mim falar de inovação acadêmica tendo como referência  a formação que humaniza, que prioriza os direitos humanos e a cidadania. Nossas IES poderiam fortalecer a formação por competência tendo como parâmetro a cidadania e os direitos das pessoas – Fábio Reis.