Fonte: DCI

O Jornal DCI acompanhou ontem, 28, o lançamento do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017 e conversou com Rodrigo Capelato sobre o atual cenário do setor. Leia um trecho da reportagem:

O último semestre do modelo atual do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será marcado pela concorrência: dos 6,1 milhões de candidatos confirmados no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cerca de um terço deve pleitear vaga no programa – que ofertará 75 mil vagas no semestre.

Preocupante, o cenário deve piorar a partir de 2018, quando as novas regras para o programa sugeridas pelo Governo (via MP 785/2017) começam a valer. “No ano que vem teremos no máximo 100 mil no modelo atual, com outras 200 mil funcionando de uma forma que ninguém sabe como vai ser, usando fundos patrimoniais e com financiamento bem menor. Será um sistema bastante perverso”, afirma o diretor-executivo do Sindicato das Mantenedoras de ensino superior (Semesp), Rodrigo Capelato, alertando para o fim da “lógica social” do Fies.

O Semesp apresentou ontem (28) o balanço do ensino superior nacional em 2015. Entre os pontos principais está o aumento de 15,5% no número de concluintes na rede privada, que passou de 789 mil no presencial/EaD em 2014 para 912 mil em 2015. Considerando o triênio que vai de 2013 a 2015, o percentual de concluintes em famílias com renda até três salários mínimos representou 40,3% dos formados, contra 32,2% no triênio 2010/2012.

Acesse a íntegra da matéria “Último Fies antes de mudança terá concorrência gigantesca”.