O novo indicador da entidade também sinaliza que a área de Engenharia tem sido a mais afetada nos últimos anos

Para auxiliar o setor na formulação de políticas acadêmica e de gestão, o Semesp – entidade que congrega mantenedoras de ensino superior do Brasil – apresenta o Termômetro Semesp. O novo indicador mensal de buscas digitais do ensino superior, produzido pela Assessoria Econômica da entidade, avalia o desempenho do setor a partir de informações coletadas por meio da metodologia Big Data Analytics. Com ajuste sazonal, o Termômetro Semesp aponta a evolução de buscas no ano em relação ao acumulado do mesmo período anterior por cursos e modalidades.

O Termômetro Semesp indica as tendências do ensino superior, permitindo um melhor planejamento do setor, explica Rodrigo Capelato, diretor executivo da entidade.

Para Capelato, o acumulado de janeiro a setembro de 2018, em comparação ao mesmo período do ano anterior, aponta um cenário mais positivo do que o vivenciado nos últimos anos. A variação de buscas por modalidade registrou aumento de 5,88% no presencial e 28,20% no ensino a distancia. Por cursos, praticamente todos os analisados tiveram saldo positivo, exceto Engenharias, que tem sido a área mais afetada nos últimos anos, esclarece Capelato.

No EAD, Gestão de RH foi o curso com maior variação positiva (84,95%). No presencial, Administração apresentou crescimento de 10,40% no número de buscas digitais.

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que congrega um grupo expressivo de mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ e http://uc.semesp.org.br/.

Mídias Sociais

www.facebook.com/semesp/;