Fonte: Correio Braziliense

A presença do diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, e do diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação, Fábio Reis, em Brasília nesta terça-feira (15), para apresentar o documento “Diretrizes de política pública para o ensino superior brasileiro”, foi destaque no jornal Correio Braziliense.

A ação foi o primeiro passo para que o Brasil ganhe uma política pública específica para o ensino superior nacional. Para Rodrigo Capelato, o setor educacional fica vulnerável às oscilações do Poder Executivo por falta de uma norma estruturante para reger o setor.

A inspiração para a criação das diretrizes veio de experiências externas. “Há exemplos de vários países, como a Coreia do Sul, que tem planos para o ano que vem, para daqui cinco, 10 ou 20 anos. Eles olham lá para a frente. O nosso problema é não ter um norte aonde queremos chegar: há políticas de governo, mas não de Estado.”

Internacionalização

Intensificar a internacionalização do ensino superior brasileiro é uma das propostas do Semesp, em especial em faculdades de pequeno e médio porte, que de acordo com Fábio Reis, têm mais dificuldade de firmar parcerias internacionais. “Isso precisa ser estimulado para que mais pessoas tenham acesso”, comentou.

Confira a matéria na íntegra.