O diretor Executivo do Semesp, entidade que congrega mantenedoras do Brasil, Rodrigo Capelato, apresenta na 14ª edição das Jornadas Regionais em Santos, no próximo dia 4, “Panorama, Tendências e Indicadores de Qualidade” do ensino superior das Regiões de Governo de Santos e de Registro, compostas por 23 municípios.

O evento é realizado anualmente pelo Semesp, em várias regiões do estado de São Paulo, com os objetivos de se aproximar das Instituições de Ensino Superior e levar orientação especializada para o setor, contribuindo para o aprimoramento da educação acadêmica.

Rodrigo Capelato adianta que o número de matrículas em cursos presenciais na Região Governo de Santos caiu 1,4%, passando de 46.539 mil em 2015 para 46.406 mil em 2016. No número de ingressantes a queda foi mais acentuada, 7,7%, o que representa 18.806 mil ingressantes em 2015 contra 17.360 mil em 2016.

O número de matrículas em cursos presenciais na rede privada da Região de Governo de Registro subiu 8,7%, de 2.441 mil em 2015 mil para 2.653 mil em 2016, Já o número de ingressantes teve aumento de 11,7% (1.018 mil em 2015 para 1.137 mil em 2016).

Os índices dos cursos a distância na Região de Santos, seguindo a tendência nacional, mantiveram-se positivos. O número de matrículas e ingressantes aumentou 15,6% e 18,9%, respectivamente.

Os indicadores por faixa etária mostram que o público dos cursos presenciais e a distância são diferentes. Nos presenciais, 58,4% dos matriculados têm até 24 anos. Já no EaD, 57,7% têm acima de 29 anos.

“A Região manteve a média de alunos em cursos presenciais e teve uma ligeira queda de 1,4% na rede particular. Portanto, apresentou em 2016 matrículas melhores do que as do Estado, que registrou menos 4,5% na rede particular, e do que o País, que diminuiu 2,6% na rede privada. Embora tenha decrescido o número de ingressantes presenciais na região, aqui o crescimento do total de matrículas em EAD foi quase o dobro do Brasil. Em Santos, aumentaram 15,6%, enquanto, no país, 8,4%. Isto pode indicar que alguns ingressantes, na Região, migraram do ensino presencial para o EaD, repetindo uma tendência do país. A evasão de 23,9% no presencial da região também foi bem menor do que a média do Brasil, de 56,5%, o que reflete o trabalho das instituições regionais não apenas no acesso, mas também na permanência dos alunos”, esclarece Lúcia Maria Teixeira, vice- presidente do Semesp.

“Não haverá crescimento do ensino superior sem política pública. O país vive uma crise financeira e os marcos regulatórios podem alterar a situação do crescimento ou contribuir para a estagnação e queda das matrículas do ensino superior nos próximos anos. A projeção do cenário nacional para 2018 é de queda de ingressantes, em torno de 10%, principalmente em virtude das reformulações no Fies, declara Capelato”.

A apresentação do Panorama também englobará os números de evasão, concluintes dos cursos presenciais, tecnológicos e EaD, cursos mais procurados, migração dos estudantes, perfil dos alunos, nota de corte e mensalidade média, dados do Fies 2018, entre outros.

Ao longo da programação, que será dividida em dois blocos, “Regulação, Supervisão, Avaliação e Qualidade” e “Análise de Mercado, Comunicação digital e Inovação”, especialistas vão abordar os temas Mudanças na legislação e os impactos para as IES: Decreto 9.235/17 e as Portarias Regulamentadoras; Novos Instrumentos de Avaliação: como organizar a IES para obter melhores resultados nos processos avaliativos; Comunicação digital como estratégia de captação e retenção e Como sensibilizar a área acadêmica e engajar os professores em processos de inovação que gerem mudanças institucionais.

As próximas etapas das Jornadas Regionais serão realizadas em São José dos Campos (16/5); Sorocaba (23/5) e Ribeirão Preto (5/6).

Serviço

Data: 4 de abril

Horário: das 08h30 às 17h30

Local: Hotel Mercure Santos

Av. Washington Luiz, 565 – Boqueirão

Programação completa e inscrições