No próximo dia 26 de novembro, durante o 16º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-Semesp (veja abaixo mais informações sobre o evento), será apresentado o projeto de iniciação científica das alunas Adriana Rodrigues de Moraes, Juliana Andrade Rosal e Fernanda de Kassia Ribeiro, estudantes do último semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Anhanguera (UNIAN-SP), sobre a eficácia do óleo essencial de Tagetes pátula, conhecido popularmente como cravo de defunto, para o combate das larvas do mosquito Aedes Aegypti.

“A maior parte de produtos químicos e biológicos usados inadequadamente no controle de larvas de Aedes Aegypti, como os piretróides, organofosforados e reguladores de crescimento, têm causado a resistência dos mosquitos, além de prejudicar a saúde humana e ambiental. A partir dessa constatação é necessário e urgente a procura por produtos naturais que sejam eficazes ao controle de mosquitos adultos e à exterminação das larvas. Já que as plantas produzem e liberam inúmeros compostos para sua própria defesa em resposta ao ataque de pragas ou ainda para atrair seus agentes polinizadores, alguns óleos essenciais obtidos de plantas são considerados fontes em potencial de substâncias biologicamente ativas”, explica a aluna Juliana, uma das autoras do projeto. “Decidimos testar a eficácia do óleo essencial de Tagetes patula, conhecido também como cravo francês ou botões de solteirão, e aplicar os testes para medir a eficácia no combate às larvas do mosquito Aedes”.

O experimento vem sendo realizado no Laboratório Ecolyzer, sob orientação do biólogo Pedro Henrique Herculano, que doou as larvas do mosquito. “O projeto ainda está em andamento, mas já foram realizados três testes das concentrações do óleo, com bons resultados para o combate de larvas. Agora falta apenas contabilizar a porcentagem total de morte das larvas”, diz a estudante.

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

Na edição de 2015, o CONIC-SEMESP recebeu número recorde de inscrições: 2.116 trabalhos, contra 2.004 em 2014, 1.887 em 2013 e 1.845 em 2012. Os números registram um crescimento de 104% na comparação com a 1ª edição, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos, confirmando o CONIC-Semesp como o maior congresso de iniciação científica do Brasil. Do total de inscritos, 2.024 trabalhos foram aprovados para participação efetiva no Congresso.

Os trabalhos foram produzidos por 3.132 alunos pesquisadores (autores) e orientados por 1.164 professores de 213 instituições de ensino superior de 21 estados brasileiros. Os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (624 trabalhos aprovados – 260 concluídos e 364 em andamento); Ciências Exatas e da Terra (135 trabalhos aprovados – 48 concluídos e 87 em andamento); Ciências Humanas e Sociais (381 trabalhos aprovados – 158 concluídos e 223 em andamento); Ciências Sociais Aplicadas (238 trabalhos aprovados – 113 concluídos e 125 em andamento)  e Engenharias e Tecnologias (322 trabalhos aprovados – 98 concluídos e 224 em andamento).

Serviço

16º CONIC-SEMESP

Faculdade ENIAC

Endereço: Rua Força Pública, 89 – Centro – Guarulhos / São Paulo

Dias: 25 e 26 de novembro de 2016

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4419 / [email protected] / [email protected]

Gabriela Dias (11) 

(11) 2069-4419 / [email protected]