Trabalho de aluno de Engenharia da Computação da Unifev será apresentado durante  o 17º CONIC/SEMESP

O pernambucano Raywall Malheiros, estudante do quarto ano de Engenharia da Computação no Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), desenvolveu uma impressora Braille de baixo custo, com material reciclado para minimizar a complexidade de montagem, possibilitando desta forma a facilidade de reprodução e montagem do projeto por qualquer pessoa. O projeto tem como objetivo melhorar a vida do portador de deficiência visual e será apresentado na sexta-feira (24) durante o 17º Conic-Semesp – Congresso Nacional de Iniciação Científica, que será realizado pelo Semesp nos próximos 24 e 25 de novembro no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), em São Paulo.

“Minha mãe, profa. Ozani Malheiros, é mestre em musicografia braille e trabalha com portadores de deficiência visual no Recife. Ela me contou que a maior dificuldade do portador de deficiência visual é o acesso a uma impressora braille. Hoje os deficientes visuais usam recursos paliativos, como pontuar na mão o braille ou uma opção mais cara, que é a máquina de datilografia braille, já que uma impressora braille custa de 14 a 15 mil reais e é praticamente inviável de ser adquirida por escolas e associações sem recursos. Por essa razão, eu resolvi desenvolver o projeto de uma impressora de baixo custo e estou tendo apoio da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), na pessoa do presidente Antonio Muniz, na codificação braille e na integração com o Musibraille (sistema para grafia de partituras musicais em braille) o apoio é do Prof. Dr. Antonio Borges da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”, explica Raywall.

Depois de sete versões diferentes, a impressora está em fase de testes e foi montada com o reaproveitamento de alguns materiais de lixo eletrônico tirados de impressoras matriciais obsoletas e do arduíno, um plástico derivado do amido do milho que é totalmente reciclável. O custo dessa impressora ficou para Raywall em aproximadamente 480 reais. “Acredito que no Brasil há muito ainda por fazer pelos deficientes visuais e gostaria muito de ter o apoio de empresários para patentear meu projeto e criar uma linha de produção com os custos reduzidos para atingir mais deficientes. Além disso, pretendo ampliar os recursos e desempenho da impressora na minha tese de mestrado”, finaliza.

luído

Serviço

17º Conic-Semesp

Data: 24 e 25 de novembro de 2017

Local: Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo

Endereço: Av. João Dias, 2.046 – Santo Amaro, São Paulo/SP

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivos identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Na edição de 2016, o CONIC-SEMESP também havia recebido número recorde de inscrições: 2.043 trabalhos contra 2.024 em 2015. Esse ano, dos 2.412 trabalhos inscritos, 2.099 foram aprovados para participação efetiva no Congresso. 

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, congrega cerca de 200 mantenedoras de instituições de ensino superior brasileiras. Tem como objetivos representar o segmento privado de educação superior, produzir estudos e análises, e prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br. Mídias sociais:  www.facebook.com/semesp/; https://www.linkedin.com/company/semesp/ ; https://www.youtube.com/user/VideosSemesp/

Atendimento à imprensa:

Assessora de Comunicação: Ana Purchio / Convergência Comunicação Estratégica

Fones: (11) 94208-7576 / (11) 2069-4419

E-mails: [email protected] / [email protected]