Principal evento do setor no Brasil, 19º FNESP trará a São Paulo, dias 28 e 29 de setembro, especialistas da Dinamarca, Finlândia, Canadá e de países da América Latina

A 19ª edição do Fórum Nacional do Ensino Superior Participar (FNESP) será realizada nos próximos dias 28 e 29 de setembro em São Paulo com o objetivo de inspirar um sistema educacional transformador no país por meio de exemplos reais que deram certo ou não trouxeram os resultados esperados em todo o mundo. Promovido pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior o evento contará com especialistas do Canadá, Dinamarca, Finlândia e de países da América Latina, além de mantenedores e gestores de ensino superior do Brasil.

“Complexos, dinâmicos, competitivos e capazes de gerar grandes resultados – desde que haja integração e sinergia entre todos os elementos que os compõem –, os sistemas de ensino superior necessitam de uma transformação ampla e imediata”, afirma o coordenador do Fórum, prof. Fabio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp.  Segundo Reis, “mais que o alinhamento entre os agentes públicos e privados, a tarefa de ‘destruir’ o que não funciona e construir novos paradigmas exige que os formuladores de políticas públicas estimulem a inovação, um desafio que demanda disposição por parte dos líderes das IES para favorecer o alinhamento das instituições aos princípios contemporâneos de gestão, assim como às melhores práticas administrativas e acadêmicas do ensino superior”.

Para o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, “o debate proposto pelo 19º FNESP reafirma a disposição do Semesp de apontar caminhos para a construção de um sistema de educação que inspire a cultura da inovação e transforme as IES em organizações predispostas ao aprendizado institucional e à cooperação nacional e internacional”.

Dia 28

No primeiro dia do evento (quinta-feira, 28), a conferência de abertura “Como construir um ambiente que inspire inovação e criatividade” será apresentada por Jeffrey Kratz, executivo responsável pelas divisões de Governo, Educação e Negócios sem fins lucrativos da Amazon Web Services (AWS) para América Latina, Canadá e Caribe.

Às 10h15 o painel “Sistemas de Educação e Políticas Públicas: uma análise comparada” contará com as participações de Andrés Bernasconi, prof. da Faculdade de Educação e do Centro de Estudos e Práticas em Educação Política da PUC do Chile; do deputado Caio Narcio, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; do reitor da University of Eastern Finland e Membro do Conselho da Finland University, Jukka Mönkkönen e de Sérgio Fiuza, vice-reitor do Centro Universitário do Pará (CESUPA), além de membro do Grupo de Trabalho de Política Pública do Semesp.

No segundo painel, às 14h30, Antônio Carbonari Netto, conselheiro da Câmara de Educação Superior (CNE); Henrique Sartori, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC); Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Paulo Barone, secretário da Secretaria de Educação Superior (SESU) vão falar sobre o impacto das mudanças promovidas pelo MEC no ensino superior, sobre reforma do ensino médio, o novo formato do FIES e  a nova legislação da educação a distância.

O último painel do dia, que começa às 17h15, “Ambiente acadêmico: novos modelos de instituições no ensino superior, a cultura da inovação, a aprendizagem e o engajamento dos estudantes” contará com as participações de Carita Prokki, diretora de Negócios da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK); de Paulo von Oertzen, cofundador da Inoversidade e Rasmus Antoft, diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Aalborg, da Dinamarca.

Por fim, às 18h15, ocorrerá o lançamento do livro “Destruição Criativa na Educação Superior – Construindo modelos inovadores e sustentáveis para além da crise econômica”, organizado pelo Prof. Fabio Reis e editado pela Editora de Cultura, que traça para o leitor brasileiro, com exemplos nacionais e internacionais que confrontam com o sistema tradicional adotado nas instituições acadêmicas do país, os caminhos para colocar o Brasil no ranking do ensino superior global.

Dia 29

No segundo dia do evento (sexta-feira, 29), a dinâmica será diferenciada e ocorrerão diversas sessões simultâneas dando ao participante a chance de escolher o tema de maior interesse. Às 9 horas, o painel “O desafio de equilibrar a gestão por meio da sustentabilidade e cooperação” terá as participações de Claire Ramsbottom, diretora do Fenway College de Boston e presidente da Association for Colaborative Leadership (ACL) e de Neal B. Abraham, diretor do Five College Consortium. No final das apresentações, o reitor do Centro Universitário Octávio Bastos e diretor do Semesp, da ABRUC e da Anaceu, João Otávio Bastos Junqueira, fará uma apresentação do Mapa das Redes de Cooperação do Estado de São Paulo  já formadas.

Logo após o painel, ocorrerão três palestras simultâneas com cases das formações de Redes de Cooperação do Semesp, com Francisco Elíseo Fernandes Sanches, diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Hermínio Ometto (Uniararas); Rogério R. Matarucco, reitor da Fundação Educacional de Votuporanga (UNIFEV) e Bianor Colchesqui, diretor Administrativo das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO).

O segundo painel do dia, às 11h15, terá como tema “Inovação: repensar a sala de aula, focar na aprendizagem, investir em tecnologia e fomentar o movimento maker e a startup”, com os palestrantes Daniel Machado, diretor da Vertical de Educação da EdTech que falará sobre “O impacto das Start Up’s no Ensino Superior”; Fagner Oliveira de Deus, pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) tratando sobre “A  importância da Inovação Acadêmica na Instituição de Ensino” e de Siron Cesar Pacheco Pereira, fab manager do Movimento Maker e dos Fab Lab’s da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) falando sobre “Movimento Maker e FabLab no Ensino Superior”.

A palestra de encerramento do FNESP, às 14 horas, “Ensino superior para além dos muros da academia”, será comandada pelo jornalista, apresentador da Rede Globo e um dos mais populares formadores de opinião da televisão brasileira, Serginho Groisman, que tratará do diálogo com os jovens em tempos de incertezas, alta competitividade e mudanças tecnológicas.

Serviço personalizado

A novidade do FNESP para esse ano é que o Semesp preparou uma prestação de serviço personalizada para as instituições de ensino superior que participarem do evento. Elas poderão agendar um horário para conversar com uma equipe técnica da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES para tratar de assuntos como credenciamento ou autorização de cursos,  EAD, reconhecimento, e-MEC, supervisão, entre outras demandas pertinentes à secretaria.

SERVIÇO

19º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

Tema: Inspirando um sistema educacional transformador

Data: 28 e 29 de setembro de 2017

Local: WTC – World Trade Center São Paulo – Espaço Golden Hall

Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.551

Informações: [email protected]

Telefone: (11) 2069-4444

Site Fnesp: http://fnesp.com.br/

Inscrições:

Site: http://www.fnesp.com.br/

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:  http://fnesp.com.br/programacao/#datas

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp. 

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / cel. 11 94208-7576 –  [email protected]