Nessa quarta-feira, dia 14.03, o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentará na 14ª edição das Jornadas Regionais em Marília a análise setorial do ensino superior de sete Regiões de Governo, compostas por 90 municípios, sendo 14 da Região de Marília; 13 de Assis, 12 de Ourinhos, 12 de Tupã, 19 de Bauru, 10 de Jaú e 10 de Lins.

O evento é realizado anualmente pelo Semesp, em várias regiões do estado de São Paulo, com os objetivos de se aproximar das Instituições de Ensino Superior e levar orientação especializada para o setor, contribuindo para o aprimoramento da educação acadêmica.

Na Região de Governo de Marília, Capelato adianta que a taxa de evasão nos cursos presenciais ficou em 16,9% e nos cursos a distância em 36,6%.

A análise detalhada também englobará números de matrículas, ingressantes e concluintes dos cursos presenciais e EaD, faixa etária, cursos mais procurados, migração dos estudantes, perfil dos alunos, dados do Fies 2018, entre outros.

Ao longo da programação, que será dividida em dois blocos, “Regulação, Supervisão, Avaliação e Qualidade” e “Análise de Mercado, Comunicação digital e Inovação”, especialistas vão abordar os temas Mudanças na legislação e os impactos para as IES: Decreto 9.235/17 e as Portarias Regulamentadoras; Novos Instrumentos de Avaliação: como organizar a IES para obter melhores resultados nos processos avaliativos; Comunicação digital como estratégia de captação e retenção e Como sensibilizar a área acadêmica e engajar os professores em processos de inovação que gerem mudanças institucionais.

As próximas etapas das Jornadas Regionais serão realizadas em Santos (4/4); São José dos Campos (16/5); Sorocaba (23/5) e Ribeirão Preto (5/6).

Serviço

Data: 14 de março de 2018
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Rua Aimorés, 501 – Salgado Filho | Hotel Quality Sun Valley

Inscrições

Programação

8h30 às 9h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

9h30 às 9h45 – Abertura

9h45 às 10h30 – Diálogos e Perspectivas

Mediador: Gumae Carvalho

Participantes: Fábio Reis – Diretor de Inovação e Redes do Semesp, Augusto Guimarães – Executivo de Negócios da CRM Educacional, Márcio Quintana – Gerente comercial do Grupo A, Frederico Silveira – Coordenador Comercial da Fundacred, Diego de Oliveira Pinto – Marketing – Lyceum Educacional, Marcus Aquenaton – CEO da Planeta Y e Mario Thurler | Regional Director – LATAM

10h30 às 13h00 – Bloco 1: Regulação, Supervisão, Avaliação e Qualidade

Mudanças na legislação e os impactos para as IES:  Decreto 9.235/17 e as Portarias Regulamentadoras
Palestrante: José Roberto Covac – Diretor do Departamento Jurídico do Semesp

Novos Instrumentos de Avaliação: como organizar a IES para obter melhores resultados nos processos avaliativos
Palestrante: Maximiliano Pinto Damas – Pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário UniCarioca

13h00 às 14h30 – Almoço

14h30 às 17h00 – Bloco 2 – Análise de Mercado, Comunicação digital e Inovação

Análise do Mercado Regional  – Riscos e Oportunidades
Palestrante: Rodrigo Capelato – Diretor executivo do Semesp

Comunicação Digital como estratégia de Captação e Retenção
Palestrante: Glauson Mendes – SADEBR

Como sensibilizar a área acadêmica e engajar os professores em processos de inovação que gerem mudanças institucionais
Palestrante: Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva – Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia do UNISAL – Unidade de Lorena

17h00 – Encerramento e Bye Bye Coffee