Fonte: Valor Econômico

Leia um trecho da reportagem do Valor Econômico sobre o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017, lançado ontem pelo Semesp:

A crise que começava a se aprofundar em 2015 – ano em que a economia encolheu 3,8% -, se refletiu também na queda das matrículas e no aumento da evasão de alunos no ensino superior, indicam dados divulgados ontem pelo Sindicato das Mantenedoras de ensino superior (Semesp). A queda na entrada de novos estudantes ocorreu em todas as modalidades de ensino: público e privado, a distância e presencial.

Dados do Mapa do ensino superior no Brasil 2017, calculado anualmente pelo sindicato, apontam que o número de alunos que iniciaram um curso presencial de formação superior nas redes pública e privada caiu 6,7% em 2015 sobre 2014, para 2,2 milhões. De acordo com a série histórica da pesquisa, é a primeira vez que esse número cai, pelo menos, desde 2009. No total, havia 8 milhões de alunos matriculados no ensino superior em 2015: 6,08 milhões na rede privada e 1,95 milhão em instituições públicas.

“A queda no número de novos alunos é reflexo da crise”, afirma Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp. Para ele, o medo do desemprego afasta os jovens da faculdade antes mesmo da demissão. “Ele adia o plano porque alguém ficou desempregado, ou porque tem medo, dado o ambiente que se vislumbra”, diz.

Acesse a íntegra da reportagem “Crise reduz matrículas no ensino superior, diz estudo”.