Trabalho de aluna de Rádio e TV da Anhembi Morumbi será apresentado durante  o 17º CONIC/SEMESP 

Karen Juliana Priebsch, aluna do 5º semestre de Rádio e TV da Anhembi Morumbi, escolheu como trabalho de iniciação científica desenvolver uma pesquisa comparativa entre a série norte-americana “Dr. House” e outras séries médicas, e identificar se elas poderiam ensinar algo ao telespectador. O trabalho será apresentado durante o 17º Conic-Semesp – Congresso Nacional de Iniciação Científica, que será realizado pelo Semesp nos próximos 24 e 25 de novembro no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), em São Paulo.

“Meu orientador, professor Renato Luiz Pucci Junior, surgiu com o tema, pois já analisava a série ‘Dr. House’ e os temas que chamam a atenção das pessoas mesmo sem ter conhecimento em Medicina. Para ele, assistindo a essa série as pessoas ficam expostas a informações que outras séries médicas não fornecem, ou não discutem, mas podem aprender com todas elas. O trabalho foi analisar episódios da série e descobrir se o processo de investigação é plausível, ou não, de acontecer na comparação com outras séries médicas”, explica a aluna.

Já concluído, o trabalho analisou a possibilidade de que algumas séries televisivas possam ter, em sua construção narrativa, elementos que auxiliem a identificação do que conhecemos por “critical thinking”, ou seja, o processo cujo objetivo é tomar decisões racionais sobre no que acreditar e o que fazer. “A série ‘Dr. House’ serviu de corpus para a pesquisa na comparação com outros produtos de mesmo formato e gênero, ou seja, as séries médicas. Foram encontrados dois tipos no conjunto das séries analisadas: as séries argumentativas e as séries melodramáticas. Embora não haja garantia de aprendizado, pode-se dizer que, em relação a ‘Dr. House’, houve exposição contínua do espectador a debates argumentativos que apresentam argumentos racionais. As séries médicas do segundo tipo, por sua vez, se voltariam para processos emotivos, como em situações de pronto-socorro”, detalha Karen.

Segunda ela, “Dr. House” tem como foco não apenas a análise profunda do caso de seus pacientes, realizada por meio de exames e da procura incessante pela cura, mas também a equipe que a todo momento realiza debates com a finalidade de investigar o caso. Por outro lado, as outras séries se apoiam preferencialmente no melodrama, abusando de cenas dramáticas envolvendo médicos e pacientes, e não tendo como crucial a evolução da doença apresentada ou como ela será diagnosticada.

O trabalho concluído analisou que o telespectador está exposto a debates complexos quando assiste a “Dr. House” e, em outras séries médicas, essa experiência intelectual é praticamente inexistente. O trabalho considera que o espectador, ao entrar em contato com um universo narrativo em que sejam evidentes as diferenças frente à sua vida pessoal, principalmente ao visualizar cenas com debates extremamente complexos e repletos de termos desconhecidos, em vez de sentir desinteresse,  passa a identificar nos diálogos alguns elementos que ele pode usar em suas próprias discussões. “Há a possibilidade de fazer com que esse espectador acompanhe a linha de raciocínio dos personagens em busca da cura, no caso das séries médicas, e junto com os personagens tente chegar à resolução do caso em evidência no episódio usando a lógica, mesmo sem conhecimento algum de medicina”, conclui.

Serviço

17º Conic-Semesp

Data: 24 e 25 de novembro de 2017

Local: Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo

Endereço: Av. João Dias, 2.046 – Santo Amaro, São Paulo/SP

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410 

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivos identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Na edição de 2016, o CONIC-SEMESP também havia recebido número recorde de inscrições: 2.043 trabalhos contra 2.024 em 2015. Desses, 2.099 foram aprovados para participação efetiva no Congresso. 

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras de instituições de ensino superior brasileiras. Tem como objetivos representar o segmento privado de educação superior, produzir estudos e análises, e prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br. Mídias sociais: www.facebook.com/semesp/; https://www.linkedin.com/company/semesp/ ; https://www.youtube.com/user/VideosSemesp/

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