Educação Digital:
muito além do EAD

O equilíbrio entre conexão humana
e tecnologia para uma formação integral

Não é de hoje que a educação tem assumido uma configuração mais digital, sendo impactada de forma ampla pelos avanços tecnológicos e pela disseminação de recursos que estão aprimorando o modo de trabalho nas instituições de ensino superior, tanto das áreas administrativas quanto acadêmicas.

Essas mudanças, que chegam cada vez mais rápidas e constantes, são um reflexo da própria transformação da sociedade, que demanda novas formas de as IES encararem a formação dos alunos, principalmente diante de um mercado de trabalho com outras necessidades que vão além da obtenção de um diploma.

Diante deste cenário
complexo as IES têm
enfrentado desafios
para manter o ensino
superior relevante

Hoje, as IES experimentam diferentes possibilidades de configurações dos modelos acadêmicos para quebrar paradigmas em relação às modalidades presencial e de ensino a distância. Termos como ensino híbrido e “blended education” estão na rotina das IES como forma de desenvolver e qualificar, principalmente, o processo de aprendizagem dos estudantes para oferecer uma formação mais completa.

Ensino digital
redefine a forma
como as IES operam

É preciso também que essa transformação garanta uma educação de qualidade e que proporcione uma experiência de aprendizado enriquecedora e eficaz. De nada vale incorporar o uso de novas tecnologias no ensino, como a Inteligência Artificial (IA), por exemplo, sem estar aberto às possibilidades criadas para transformar o processo de aprendizagem de modo eficiente e, claro, inclusivo.

Essas discussões ganham uma importância ainda maior em um momento em que o país está abrindo um diálogo e uma reflexão para o desenvolvimento do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que pretende orientar as políticas públicas futuras para não só responder às demandas da sociedade como promover o avanço da educação, inclusive do ensino superior, no Brasil.

Os desafios
vão além

Como fazer tudo isso e ainda não perder de vista as conexões humanas em meio a um ambiente mergulhado em experiências digitais? Com essa pergunta como guia, o 26º FNESP coloca a educação digital no centro de nosso palco e questiona de que forma, perante inúmeras vantagens que a tecnologia oferece, as IES podem manter um equilíbrio para que a educação não perca a característica que a torna uma experiência essencialmente humana, centrada no desenvolvimento integral dos indivíduos.

Fnesp

O que é o Fnesp?

O maior fórum sobre o ensino superior da América Latina foi criado em 1999, na virada do milênio, apontando rumos para a transformação da educação. De lá para cá, o FNESP entrou para o calendário dos principais eventos de educação do país, tendo como principal bandeira a transformação digital das IES e acumulando centenas de palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais. Anualmente, o evento adianta tendências e debate temas relevantes para a educação superior, com dados, informações e insights preciosos sobre aprendizagem, metodologias ativas, gestão educacional, políticas públicas, empregabilidade, profissões do futuro, inovação acadêmica e, claro, transformação digital.

18 e 19 (quarta e quinta-feiras)
setembro • 2024
CONVENTION HALL • São Paulo

Vamos juntos
enfrentar
esse desafio

26º Fnesp

O Maior Fórum de Ensino Superior do Brasil

Educação Digital:
muito além do EAD

O equilíbrio entre conexão humana
e tecnologia para uma formação integral

Realização:

Semesp

Veículo Oficial:

Revista Ensino Superior