PORTENG
PORTENG

Palestrantes

Conheça os palestrantes do 20º FNESP

Guilherme Pereira
Diretor de Inovação Corporativa – FIAP

É diretor de inovação da FIAP, formado em Ciências Econômicas e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Stanford University. Possui também MBA em Gestão Estratégica de Negócios com extensão internacional na Babson College.

Atua há mais de 15 anos desenvolvendo projetos de inovação em empresas como Basf, Braskem, BG, Bosch, Eaton, Fiat, Givaudan, J&J, M Dias Branco, Natura, Nestlè, Ourofino, Petrobras, PepsiCo, P&G, Promon, Rhodia, Saint-Gobain, Scania, Siemens, Suzano, Usiminas, Unimed, Vale e Votorantim.

Joanna Bryson
Pesquisadora Transdisciplinar – Bath University

Joanna é especialista em inteligência, pelas perspectivas da ciência da computação, da psicologia e da biologia. Tem sete anos de experiência em finanças industriais, entretenimento, consultoria e manufatura. Desde 2005, estuda a dinâmica fundamental (evolucionária) da inteligência social, estruturas de dominância e comportamento coletivo. Desde 2010, Joanna está envolvida na política de tecnologia para robótica e sistemas artificialmente inteligentes em geral. Atualmente é afiliada ao Centro de Políticas de Tecnologia da Informação de Princeton.

José Pastore
Pesquisador e Sociológo – FEA e FIA/USP

José Pastore é Doutor Honoris Causa em Ciência e Ph. D. em sociologia pela University of Wisconsin (EUA). É professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração, ambas da Universidade de São Paulo. É pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e consultor em relações do trabalho e recursos humanos. (Fonte: josepastore.com.br)

Liz McMillen
Editora – Chronicle of Higher Education

Liz McMillen tornou-se editora do Chronicle of Higher Education em 2011. Como editora, ela supervisiona uma redação de 65 repórteres, editores, jornalistas de dados e designers que produzem um site diário, uma edição impressa semanal e vários suplementos especiais por ano. Sob sua liderança, a redação do Chronicle recebeu prêmios da Online News Association, da Society for News Design e da Education Writers Association. Em sua carreira de repórter, cobrindo questões do corpo docente, pesquisa e negócios, foi também editora de seção e editora do The Chronicle Review. Já foi palestrante em várias conferências de ensino superior e, em 2013, foi selecionada para ministrar a Palestra Graham Hovey na Universidade de Michigan. Recebeu seu bacharelado da Universidade da Pensilvânia e recebeu a Bolsa Knight-Wallace de Jornalismo na Universidade de Michigan.

Maurício Garcia
Vice-presidente de Inovação e Ensino – Adtalem Brasil

Vice-Presidente de Inovação e Ensino da Adtalem Brasil, grupo que reúne as instituições brasileiras de ensino superior do Adtalem Education Group, com sede em Chicago, nos Estados Unidos, do qual também foi Presidente do Conselho Acadêmico Mundial. Graduado em em Medicina Veterinária pela USP, possui mestrado pela USP, doutorado pela USP, MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursos de aperfeiçoamento na Fundação Dom Cabral e na Stanford University. Tem mais de 35 anos de experiência em educação superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, bem como participado ativamente de entidades como o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Educação Superior (ABMES) e a Associação Brasileira da Educação Superior (ABRAES). Tem também desempenhado intensa atividade junto ao Ministério da Educação, seja como avaliador do INEP, seja em colegiados como a Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), o Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-PARES) e o Grupo de Estudos de Indicadores para a Educação Superior (GEIES/INEP).

Mônica Iozzi
Atriz e Apresentadora

Monica Iozzi é atriz. Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, foi integrante do renomado grupo de teatro Os Satyros de São Paulo.

Em seguida, trabalhou como repórter no humorístico CQC da BAND. Entre 2009 e 2013, Monica foi a responsável pela cobertura política do programa no Congresso Nacional.

Já em 2014, entra para o elenco da Rede Globo. Trabalhou com atriz em novelas e séries, mas conseguiu destaque ao voltar ao entretenimento como apresentadora do diário Vídeo Show. Neste ano, a atriz volta à TV com as séries Carcereiros e Assédio, ambas na Rede Globo.

Pedro Dória
Jornalista e Escritor – CBN / O Globo / Estadão

Pedro Dória é jornalista, escritor, palestrante e colunista da CBN, O Globo e Estadão. Que tipo de mundo o Vale do Silício está criando? Que invenções estão na iminência de chegar e mudarão por inteiro a maneira como cidades se organizam, negócios se financiam, farão surgir novas profissões e desaparecer outras? As mudanças atiçadas pelo digital já começaram. Vê-se na instabilidade política do mundo, no fortalecimento dos radicais. Vê-se na angústia de todos.

Rodolfo Bertolini
CEO – Centro Universitário Celso Lisboa

Empreendedor e Educador por natureza. É bacharel em Educação Física, foi professor universitário por mais de 10 anos, além de ter criado duas startups. Assumiu a Diretoria Executiva do Centro Universitário Celso Lisboa há 4 anos, e incomodado com a educação tradicional, criou a LIGA, uma abordagem metodológica que transforma a aprendizagem em uma experiência colaborativa, dinâmica e conectada com o mercado de trabalho.

Rodrigo Capelato
Diretor Executivo – Semesp

Sócio da Expertise Educação. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo – USP, Pós-Graduação em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração da USP. Coordenador do Sistema de Informações do Ensino Superior Privado – Sindata. Membro da Comissão de Aperfeiçoamento do FIES, do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior – CC-PARES/MEC e do Grupo de Estudo sobre Indicadores de Educação Superior – GEIES do INEP/MEC.

Professor dos cursos de pós-graduação Gestão e Direito Educacional pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e Gestão Universitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Autor dos livros Novos Desafios no Ensino Superior, da Ensinamento Editoras, Administração de Instituições de Ensino Superior, da Editora Alínea, Destruição Criativa na Educação Superior, da Editora Cultura, e Redes de Cooperação no Ensino Superior: Sinergia e Sustentabilidade, pela Penso Editora.

Coordenador de diversos estudos e pesquisas como Mapa do Ensino Superior no Brasil, A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho, Panorama dos Concluintes do Ensino Superior, Perfil do Aluno de Iniciação Científica, entre outras.

Foi pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo. Autor de diversos artigos na área de potencial de mercado e ensino superior, como Três desafios à gestão do ensino no século 21, pela Harvard Business Review, Ranking das regiões paulistas segundo o potencial de mercado, pela revista Economia & Empresa, Perfil econômico-financeiro do setor e Características gerais do setor – Evasão, pela Análise Setorial do Ensino Superior Privado – Hoper Estudos de Mercado, Panorama sobre a educação superior no Brasil e o impacto do financiamento estudantil na expansão das matrículas, pela publicação La Universidad Privada en América Latina y el Caribe, A relevância do ensino superior privado no Brasil, pela Revista de Educación Superior en América Latina, entre outras.

Sidnei Oliveira
Escritor e Expert em Conflitos de Gerações

Consultor, Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento de Jovens Potenciais e Mentoria. Autor de vários livros sobre liderança e dos best-sellers da série Geração Y.

Formado em Marketing e Administração de Empresas, foi executivo e diretor em instituições Financeiras e fundador dos sites Achei!! E Zeek! Até a venda da empresa para a StarMedia Networks, primeiro negócio envolvendo a transferência de controle de capital em empresa de internet realizado na América Latina.

É atualmente presidente da Escola de Mentores, Vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental e membro do Fórum de Líderes Empresariais.

É também articulista e colunista na Exame.com, onde reflete com jovens potenciais e especialistas, questões sobre Carreira, Relacionamentos e Estilo de Vida dos Jovens Talentos de todas as gerações.

Stefanie Lindquist
Vice-reitora – Arizona State University

Relações Públicas e Internacionais de 2013 a 2016, depois de servir como reitora interina, reitora associada de divulgação e reitora assistente de assuntos acadêmicos na Faculdade de Direito da Universidade do Texas. Antes atuou como professora associada de direito e ciências políticas na Universidade Vanderbilt. Reconhecida como especialista no Supremo Tribunal dos EUA, direito constitucional, direito administrativo e estudos jurídicos empíricos, é co-autora de dois livros, dezenas de artigos e capítulos de livros. Seu livro, Medindo o ativismo judicial, é a primeira publicação a definir quantitativamente o termo tão utilizado. Foi reconhecida por suas excepcionais habilidades de ensino na Universidade Vanderbilt, onde recebeu o Prêmio Robert Birkby de Excelência em Ensino de Ciências Políticas e na Universidade da Geórgia, onde ganhou o Prêmio Richard B. Russell pelo excelente ensino de graduação. Professora nomeada do ano pelos alunos de pós-graduação do Departamento e da Administração Pública. Foi editora-chefe do Temple Law Review e trabalhou para o honorável Anthony J. Scirica no Tribunal de Apelações dos Estados Unidos, na Filadélfia. Mais tarde, exerceu a advocacia em Latham e Watkins, em Washington, D.C. Também atuou como pesquisadora associada no Federal Judicial Center em Washington D.C., auxiliando comitês da Conferência Judicial Federal no tratamento de questões de administração judicial.

Stefanie A. Lindquist tornou-se vice-reitora e vice-presidente de assuntos acadêmicos e professora da Fundação de Direito e Ciências Políticas da Universidade Estadual do Arizona em 1º de setembro de 2016. Foi Professora de Arqueologia e diretora da Universidade da Georgia.

Tábata Amaral
Cientista Política

Tabata Amaral de Pontes, 23 anos, se graduou magna cum laude com honras máximas em Governo e Astrofísica de Harvard College. Sua tese intitulada “A política das reformas educacionais em municípios brasileiros” recebeu o Prêmio Kenneth Maxwell em estudos brasileiros e o Prêmio Eric Firth para o melhor ensaio sobre o tema de ideais democráticos. Vinda da periferia de São Paulo, estudou em uma escola privada com bolsa integral e representou o Brasil em cinco olimpíadas internacionais de ciências.

Tábata é co-fundadora do Projeto VOA!, projeto que prepara alunos de escolas públicas para as olimpíadas científicas, do Acredito, um movimento de renovação política, e do Movimento Mapa Educação, um movimento que luta por uma educação de qualidade para todos os brasileiros, acompanhando políticas educacionais e realizando debates para tornar a educação, de fato, uma prioridade na agenda nacional.

Ela é Jovem RAPS, Lemann Fellow e bolsista da Fundação Estudar, e recebeu os prêmios Faz Diferença do Jornal O Globo (Categoria Sociedade/ Educação) em 2016 e Next Generation Women Leader Award da McKinsey em 2017. Seu maior sonho é transformar o Brasil através da gestão pública, para que o país seja mais justo, inclusivo e desenvolvido.

Thomas Philbeck
Diretor de Estudos de Ciência e Tecnologia – Fórum Econômico Mundial

Thomas D. Philbeck é Diretor de Estudos de Ciência e Tecnologia do Fórum Econômico Mundial. Antes atuou como reitor assistente da Faculdade de Artes e Ciências do Instituto de Tecnologia de Nova York, obteve um PhD da Florida State University e um MBA da Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Paris. Seu foco é na área de interseção entre tecnologia, sociedade, negócios e filosofia. Grande explorador, viveu nos EUA, Reino Unido, Europa, Oriente Médio e Índia, atuando em vários setores. Gosta de pintar, voar, ficção científica e cosmos.

José Pastore

José Pastore

FEA e FIA/USP

José Pastore
Pesquisador e Sociológo – FEA e FIA/USP

Thomas Philbeck

Thomas Philbeck

Fórum Econômico Mundial

Thomas Philbeck
Diretor de Estudos de Ciência e Tecnologia – Fórum Econômico Mundial

Rodolfo Bertolini

Rodolfo Bertolini

Centro Universitário Celso Lisboa

Rodolfo Bertolini
CEO – Centro Universitário Celso Lisboa

Stefanie Lindquist

Stefanie Lindquist

Arizona State University

Stefanie Lindquist
Vice-reitora – Arizona State University

Liz McMillen

Liz McMillen

Chronicle of Higher Education

Liz McMillen
Editora – Chronicle of Higher Education

Rodrigo Capelato

Rodrigo Capelato

Semesp

Rodrigo Capelato
Diretor Executivo – Semesp

Guilherme Pereira

Guilherme Pereira

FIAP

Guilherme Pereira
Diretor de Inovação Corporativa – FIAP

Joanna Bryson

Joanna Bryson

Bath University

Joanna Bryson
Pesquisadora Transdisciplinar – Bath University

Maurício Garcia

Maurício Garcia

Adtalem Brasil

Maurício Garcia
Vice-presidente de Inovação e Ensino – Adtalem Brasil

Pedro Dória

Pedro Dória

CBN / O Globo / Estadão

Pedro Dória
Jornalista e Escritor – CBN / O Globo / Estadão

Sidnei Oliveira

Sidnei Oliveira

Escritor

Sidnei Oliveira
Escritor e Expert em Conflitos de Gerações

Tábata Amaral

Tábata Amaral

Cientista Política

Tábata Amaral
Cientista Política

Mônica Iozzi

Mônica Iozzi

Atriz e Apresentadora

Mônica Iozzi
Atriz e Apresentadora