O vice-presidente do Semesp, Thiago Rodrigues Pêgas, o diretor executivo Rodrigo Capelato e o diretor jurídico Dr. José Roberto Covac convocam os mantenedores das IES, por meio do vídeo, a participar da Assembleia Geral no próximo dia 21 de março, na sede do sindicato, para discutir as Tratativas Salariais das categorias de professores e auxiliares administrativos com data-base em março.

O vídeo esclarece tudo que foi discutido entre as partes após várias reuniões, que aconteceram no sindicato em janeiro, fevereiro e março, sendo a última nesta quinta-feira. O Dr. Covac informa que há um impasse no setor porque cláusulas novas foram solicitadas pelas associações e federações representativas dos professores e auxiliares administrativos, além de um reajuste salarial de 15%, o que vai causar forte impacto econômico nas IES, já que as mensalidades no país sofreram um aumento de apenas 7,6% e no Estado de São Paulo, 8%. A contraproposta oferecida pelo sindicato ficou em 5,5% no mês de março e 2,5% no mês de outubro.

O diretor executivo Rodrigo Capelato mostra um estudo que o sindicato fez, identificando que nos 18.800 cursos existentes no país houve um reajuste de mensalidades em torno de 7,6%, uma redução no número de ingressantes de 15,8% e queda nas rematrículas de 8,25%. Ele lembra do estudo realizado recentemente pelo Serasa Experian, com previsão de16% de inadimplência em relação ao ano passado.

O vice-presidente Thiago Rodrigues Pêgas alerta que as negociações serão difíceis, mas que é muito importante a participação de todos os mantenedores para que nenhum dos lados se sinta prejudicado.