O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que todas as IES, públicas e privadas, já podem declarar seus dados no Censo da Educação Superior 2018 por meio do Sistema Censup.

A coleta de dados ficará aberta até o dia 26 de abril e deve ser realizada pelo Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da IES junto ao Inep e responsável por responder aos questionários eletrônicos do Sistema Censup, verificar e corriger possíveis inconsistências dos dados declarados, além de responder, no limite de suas atribuições, a questionamentos do Inep referentes ao Censo da Educação Superior.

De acordo com o Inep, os PIs e Auxiliares Institucionais poderão se inscrever para uma capacitação a distância que os qualificará para assegurar a correta inserção dos dados das IES. O treinamento é indispensável para os PIs que realizarão o preenchimento do Censo da Educação Superior pela primeira vez. As inscrições para a capacitação estão disponíveis apenas para as IES com o cadastro do PI atualizado.

O Censo da Educação Superior é realizado anualmente e reúne informações sobre as IES, cursos, docentes e alunos. O seu preenchimento é de suma importância para as IES porque ele é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Capes. O Censo subsidia ainda a Avaliação da Educação Superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.

Para mais informações, visite o site do Inep.